Buscar
  • Rafael Pereira

Quantitativo de materiais: o que é e porque devo solicitá-lo?

Saber administrar os custos é uma importante decisão para quem não quer ser pego de surpresa e ter gastos desnecessários durante a execução da obra. Controlar e quantificar o que deve ser comprado de acordo com a demanda do projeto é complexo, porém extremamente satisfatório no final, pois toda economia pode ser melhor investida no final de tudo.

Por isso, se pensa em construir, é importante solicitar aos encarregados do projeto, o seu quantitativo de materiais.


É possível quantificar tudo o que vai ser gasto em qualquer tipo de projeto?


Em todo e qualquer projeto pode e deve ser realizado o quantitativo de materiais. Em projetos elétricos, quantifica-se a quantidade de fios, equipamentos elétricos, disjuntores, caixas de distribuição, tomadas e outros; Já em projetos estruturais, pode-se quantificar a quantidade de areia, cimento, aço, formas e demais elementos que serão usados para fabricação de lajes, vigas e pilares.


Assim como os exemplos citados, através do projeto arquitetônico, também podemos realizar a quantificação de materiais, desde blocos cerâmicos, areia cimento e cal, para construção de paredes; passando pelos revestimentos, como pisos e tintas; até a finalização da construção, como esquadrias, equipamentos sanitários, corrimão de escadas e quaisquer outros elementos do projeto.


Imagine que, ao receber o quantitativo solicitado, você percebe de que não precisaria comprar vinte sacos de cimento, quando apenas sete bastariam? Uma ótima economia que pode ser investida em tantos outros aspectos do projeto!


A Projecta atualmente dispõe, em seu catálogo de serviços, o Quantitativo de Materiais para projeto arquitetônico, no qual reunimos tudo que será empregado na etapa de construção do projeto solicitado e estimamos seus valores com os menores preços disponíveis no mercado. Ao fim, o cliente terá a experiência de consumir apenas o necessário para que seu projeto seja posto em prática, sem precisar lidar com imprevistos durante a execução ou gastos excessivos, devido ao não planejamento prévio.





27 visualizações

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFBA

Rua Caetano Moura, 121, Federação, Salvador, Bahia

Segunda à Sexta-Feira

08:50h às 12:30h e 13:00h às 16:40h

(71) 3283-5891/(71) 99395-5861(Whatsapp)

© 2020 by Projecta Arquitetura e Urbanismo UFBA.