Entenda como o que torna sua casa confortável pode torná-la mais sustentável.

ilustração da postagem

conforto ambiental é um conceito que visa dar atenção não apenas a estética de um ambiente, mas a sua comodidade e aconchego. É a partir dele que podemos definir o quanto determinado ambiente nos agrada e as sensações que ele provoca. Um espaço adequado no que diz respeito ao conforto ambiental proporciona boas condições psicológicas, acústicas, visuais, térmicas, de qualidade do ar e ergonômicas para a realização de tarefas, sejam de lazer, trabalho, descanso ou estudo.

Assim, o conforto ambiental, é dividido em três principais áreas: o conforto acústico, lumínico e térmico.

O primeiro, como o nome já diz, tem a ver com a acústica do ambiente, se ele é barulhento, se existe eco, etc. O segundo, se relaciona com a iluminação, a intensidade da luz e o equilíbrio entre a iluminação natural e a artificial. Já o último, o conforto térmico, tem a ver com as trocas de calor que exercemos com o ambiente, e é dele que falaremos hoje.

Um dos motivos mais primitivos para que os seres humanos começassem a ter lares fixos foi a proteção contra as condições climáticas, mas desde os tempos nômades a nossa espécie já tinha essa necessidade. Não é à toa que os homens primitivos são conhecidos como homens das cavernas. Desde sempre, nós precisamos de um abrigo que nos proteja de chuvas, sol forte, temperaturas altas ou baixas demais, ventos...

Atualmente, como passamos cada vez mais tempo em locais fechados, o conforto térmico dos ambientes se torna cada vez mais importante. Outro fator que agrava essa situação são as mudanças climáticas: o exterior vem se tornando cada vez mais desconfortável. Por isso, vamos apresentar aqui algumas soluções práticas e sustentáveis que você pode executar na sua casa.

Algumas mudanças simples podem te ajudar a tornar sua casa mais confortável sem que seja preciso fazer uma reforma. Isso é importantíssimo, já que manter a temperatura do ambiente equilibrada te ajuda a poupar energia (e dinheiro!)(e dinheiro!), além de ajudar o meio ambiente. Aqui falaremos de 4: pinturailuminaçãotapeçaria, e por último, mas não menos importante, vegetação

Como a pintura pode influenciar na temperatura do ambiente?

O branco é uma cor refletante, ou seja, ela reflete a luz e não absorve seu calor. Assim, se existe alguma parede na qual a incidência de sol é constante, é ideal que ela seja pintada em tons claros, para não esquentar demais o ambiente. O contrário também é válido. Tem um ambiente frio demais? Pintá-lo de cores mais escuras vai ajudar na retenção de calor. 

A iluminação pode ser uma grande aliada.

Já falamos da retenção do calor do ambiente, mas é só o sol que produz esse calor? Não! A iluminação artificial também pode esquentar um ambiente. Se essa for sua intenção, os modelos convencionais de lâmpada incandescente cumprem bem o papel, mas se você precisa tornar o ambiente mais fresco, invista em luz de LED. As lâmpadas de LED além de não esquentarem, são mais econômicas, já que gastam menos energia. Assim, além de ajudarem o seu bolso, elas também são mais sustentáveis

E qual o papel da tapeçaria?

A tapeçaria pode ser uma aliada em dois planos: podemos usar cortinas tapetes. Cortinas brancas, por exemplo, podem refletir a luz que entraria no ambiente, tornando ele mais frio, mas ainda permitindo que a claridade entre. Cortinas mais escuras guardam o calor para si, além de barrarem a luz. Já no chão, o uso de tapetes pode tornar um ambiente não só mais aconchegante visualmente, como também mais quentinho, afinal pisar no chão frio depois de um dia cansativo de trabalho, ninguém merece. 

Por fim, a cereja do bolo: a vegetação.

A vegetação é uma ótima aliada da decoração, ela tem o poder de transformar um ambiente, além de serem bastante versáteis. Você pode conferir mais dicas de decoração com plantas clicando aquiA vegetação também purifica o ar, segundo uma pesquisa da NASA e, como se não bastasse, ajudam no conforto térmico. Plantas podem ser usadas em áreas externas para tornar o ar que entra mais fresco, ou dentro de casa para ajudar na regulação de temperatura, como também no formato de lajes verdes. 

Uma laje verde, além de ser aliado do conforto térmico, tem diversas outras vantagens, como, por exemplo. No conforto, ele ajuda regulando a temperatura interna, o que gera economia de energia, além de ajudar, no ambiente externo, a combater o efeito das ilhas de calor nas grandes cidades. Ainda no ambiente externo, essas lajes ajudam a limpar o ar, reduzindo o nível de poluição. No topo disso tudo, uma laje verde valoriza seu imóvel, proporciona contato com a natureza mesmo dentro da cidade, além de ser o espaço ideal para o cultivo de uma horta doméstica.

Assim, a vegetação se mostra uma das melhores aliadas da sua casa, seja para ajustar o conforto, para decorar ou para gerar economia

Esses são só alguns dos exemplos de soluções que podem ampliar o conforto da sua casa, esse universo é bastante extenso, mas nada te impede de tomar algumas decisões práticas como essas parar viver em um lugar com ainda mais "cara de casa". 

Se você continua com dúvidas de como tornar seu lar mais confortável, a Projecta pode te ajudar! 

 

Conforto

Ideias e Dicas

Renata Ribeiro

2020/09/19

Você também poderá gostar:

Arquitetura escolar

O que realmente é o design de interiores e como ele pode impactar a sua vida

Água da chuva: saiba como aproveitar seu grande potencial.