Quantitativo de materiais: o que é e porque devo solicitá-lo?

Saber administrar os custos é uma importante decisão para quem não quer ser pego de surpresa e ter gastos desnecessários durante a execução da obra. Controlar e quantificar o que deve ser comprado de acordo com a demanda do projeto é complexo, porém extremamente satisfatório no final, pois toda economia pode ser melhor investida no final de tudo. Por isso, se pensa em construir, é importante solicitar aos encarregados do projeto, o seu quantitativo de materiais.

ilustração da postagem

É possível quantificar tudo o que será gasto em qualquer tipo de projeto?

Em todo e qualquer projeto pode e deve ser realizado o quantitativo de materiais. Em projetos elétricos, quantifica-se a quantidade de fios, equipamentos elétricos, disjuntores, caixas de distribuição, tomadas e outros; já em projetos estruturais, pode-se quantificar a quantidade de areia, cimento, aço, formas e demais elementos que serão usados para fabricação de lajes, vigas e pilares.

 

Assim como os exemplos citados, através do projeto arquitetônico, também podemos realizar a quantificação de materiais, desde blocos cerâmicos, areia cimento e cal, para construção de paredes; passando pelos revestimentos, como pisos e tintas; até a finalização da construção, como esquadrias, equipamentos sanitários, corrimão de escadas e quaisquer outros elementos do projeto.

 

Imagine que, ao receber o quantitativo solicitado, você percebe de que não precisaria comprar vinte sacos de cimento, quando apenas sete bastariam? Uma ótima economia que pode ser investida em tantos outros aspectos do projeto!

 

Projecta atualmente dispõe, em seu catálogo de serviços, o Quantitativo de Materiais para projeto arquitetônico, no qual reunimos tudo que será empregado na etapa de construção do projeto solicitado e estimamos seus valores com os menores preços disponíveis no mercado. Ao fim, o cliente terá a experiência de consumir apenas o necessário para que seu projeto seja posto em prática, sem precisar lidar com imprevistos durante a execução ou gastos excessivos, devido ao não planejamento prévio.

 

Economia

Quantitativo de materiais

Reforma

Projeto Arquitetônico

Rafael Pereira

2020/09/15

Você também poderá gostar:

Água da chuva: saiba como aproveitar seu grande potencial.

Quais benefícios de ter a casa regularizada e por onde começar?

Como usar a Arquitetura ao seu favor para ascensão do seu Negócio