Neuroarquitetura: Como o espaço influencia as decisões de compra?

Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Para muita gente, o termo é completamente novo, inclusive para arquitetos experientes, com anos de carreira no mercado formal.

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Vamos entender um pouco mais sobre essa nova forma de projetar espaços e como ela se aplica ao mercado?

A neurociência é o estudo aplicado ao sistema nervoso a fim de compreender o funcionamento do cérebro. A neuroarquitetura é uma ramificação dos estudos da neurociência aplicada à arquitetura, e nasce devido a necessidade de analisar como nosso cérebro interpreta e reage aos diferentes espaços nos que estamos inseridos e as atividades que realizamos neles. Esses espaços têm um impacto significativo no nosso funcionamento biológico e, se bem adaptados, podem melhorar muito a qualidade de vida de seus usuários.

No Brasil, a neuroarquitetura tem tido bastante destaque no setor comercial, com o propósito de estimular os funcionários, aumentando sua produtividade de trabalho; e também os clientes que frequentam o lugar, tornando o espaço mais convidativo e garantindo a permanência por mais tempo, consequentemente aumentando a probabilidade de compra.

A construção dos espaços depende do tipo de comércio ou serviço que vai ser oferecido. Toda a estética do lugar terá a tarefa de informar para que e para quem ele é feito. O design e a cenografia garantirão o conforto do cliente, que certamente terá vontade de retornar após uma experiência positiva.

Piso de cerâmica ou madeira? Painel de vidro ou acrílico? Revestimento de tinta ou gesso? Com textura ou sem textura?

A variedade de materiais disponíveis para construção civil, e a forma de empregá-los nos ambientes, é enorme e seus usos não são indiscriminados. Cada um traz informações importantes sobre a personalidade do lugar e se comunicam com o cliente de diferentes formas, além de poder ou não serem adequados para os usos físicos do espaço.

A madeira, por exemplo, é um excelente material para promover a sensação de aconchego e intimidade nos ambientes, por isso é muito usado em projetos residenciais.

Além dos materiais, as cores e iluminação tem um papel fundamental na composição dos ambientes. Com essas duas poderosas ferramentas, você pode ampliar ou reduzir ambientes, expor ou mascarar elementos, bem como incitar emoções e desejos diferentes, tudo isso através de percepções interpretadas por nosso cérebro de acordo com o estímulo fornecido através dos elementos de cor e luz.

Já conferiu nossa postagem de como personalizar seu ambiente de homeoffice? Lá tem um conteúdo bem legal sobre os diferentes estímulos das cores em nosso cérebro. Vou deixar ela aqui caso você tenha se interessado.

É muito importante sempre ter o acompanhamento de um profissional qualificado para tomar as decisões certas. A Projecta oferece atualmente o serviço de consultoria arquitetônica para pequenos e médios empreendedores. Além de adequar a estética e identidade ao perfil de seus clientes, também realizamos as adaptações sanitárias necessárias para superar a pandemia do novo coronavírus. Todas as decisões são tomadas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

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Design de Interiores

Decoração

Negócio

Rafael Pereira

2020/09/10

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