4 Erros que as escolas cometem que prejudicam os alunos

ilustração da postagem

ambiente físico, junto com o professor, o método de ensino e o quadro social do aluno, são os  principais fatores responsáveis pelo aprendizado e concentração dos alunos. 

Tanto a escola como a creche são espaços onde a criança e o adolescente passam grande parte do seu tempo. Por isso, é importante que o espaço estimule os sentidos dos alunos, aguce sua criatividade e que seja favorável aos estudos

Dentro desse contexto, é importante ter em vista determinados pontos que podem diminuir o conforto e a concentração dos estudantes. Pensando nisso, separamos 4 erros que as escolas e creches cometem que podem estar prejudicando o desempenho e bem estar dos seus alunos.

1.CUIDADO COM AS CORES 

A Psicologia das Cores é um estudo sobre como as cores influenciam nosso subconsciente e emoções. Desse modo, cada cor específica pode estimular certas sensações, como por exemplo as CORES QUENTES, são associadas à energia, entusiasmo, calor, atividade e inquietação, enquanto as CORES FRIAS são associadas à tranquilidade, quietude e harmonia. 

Dessa forma, é interessante que no pátio de recreação e na lanchonete a escolha das cores quentes, enquanto na sala de aula, é mais interessante o uso de cores frias. 

Claro que não é proibido usar o vermelho na sala de aula e também não quer dizer que por causa da presença dessa cor os alunos automaticamente não prestarão mais atenção na aula, mas é ideal moderar o uso dessas cores, utilizando-as com cautela. 

Fonte: Agência Salt 

2.ESPAÇOS MAL VENTILADOS E QUENTES

calor demasiado afeta a concentração e a disposição, podendo causar irritabilidade e impaciência, o que influencia negativamente o rendimento escolar. 

Mesmo em escolas com a presença do ar condicionado, é imprescindível que aquele espaço seja bem ventilado, pois o ar condicionado não garante uma troca de ar adequada dentro do ambiente, podendo aumentar a taxa de gás carbônico. 

3. AMBIENTES ESCUROS

Um ambiente mal iluminado pode causar sonolência, cansaço, fadiga visual, e até dor de cabeça quando a pessoa se expõe nesse ambiente a períodos de leitura prolongados. 

A cor da luz também pode afetar o desempenho dos alunos. A luz branca fria (6.500K) estimulam a concentração e foco, e possuem uma melhor visibilidade, já a luz amarela quente (2.700 K) dá uma sensação de acolhimento, estimulando o relaxamento. 

Fonte: Portal Potência 

4-FALTA DE ESPAÇO PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM 

Muitas escolas, focadas no ensino tradicional dentro da sala de aula, subestimam a importância dos espaços recreativos para crianças e adolescentes.

Brincadeiras e jogos auxiliam no desenvolvimento do raciocínio, criatividade, inteligência emocional, capacidade motora, entre outros. São durante esses momentos livres de recreação que consolidam-se habilidades e competências necessárias para toda a vida. 

Brincar é mais que um direito, é uma necessidade, visto que a escola, muitas vezes, é o único lugar em que muitas crianças têm a oportunidade de brincar com outras crianças de forma segura. 

Design de Interiores

Negócio

Projeto comercial

Sophia Lluis

2021/08/24

Você também poderá gostar:

Arquitetura escolar

Neuroarquitetura: Como o espaço influencia as decisões de compra?

Contratando uma empresa júnior: o guia para encontrar soluções completas com o melhor preço.